sexta-feira, 30 de maio de 2014

LAF e Fernando Pessoa em Boa Companhia


A 30-11-1983, dia do falecimento do poeta, foi inaugurado, em Santa Maria da Feira, o 1º Monumento Nacional a Fernando Pessoa.

A  13 de junho de 2013, evocou-se o 125º aniversário do nascimento, na EB 2/3 de Fernando Pessoa, com dois convidados que ajudaram a redescobrir o poeta da Mensagem e a participação dos alunos do Agrupamento.

A 29-11-2013, na EB 2/3 de Fernando Pessoa, no mesmo espaço onde decorreu uma das sessões integradas na inauguração, evocou-se a morte do poeta, com a sua poesia e recordou-se a efeméride ocorrida há 30 anos. Os alunos do Agrupamento Fernando Pessoa associaram-se a este ato educativo e cultural com momentos de dramatização, música, poesia e trabalhos sobre a sua obra.

Agora que se aproxima o encerramento das comemorações do 125º aniversário - 13-06-2014 - quando surgem novas instalações para EB 2/3 Fernando Pessoa, eis que surge mais um conjunto escultórico dedicado a Fernando Pessoa!
Da autoria de Paulo Neves (1 2) , Fernando Pessoa já está a aguardar pelos alunos...

 "Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,"


O número de junho fará já alusão a estes acontecimentos, deixando aqui, desde já, o pórtico da revista nº 37 (no prelo):




PÓRTICO

Fernando Pessoa em Boa Companhia, escultura de Paulo Neves concebida para a Escola Básica - Sede do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa que entrará em funcionamento no próximo ano letivo. 

Escultura em mármore, com três elementos de três metros de altura, num dos quais se eleva a figura do Poeta

As colunas representam a criação heteronímica, o drama em gente, máscara de máscaras, o Poeta plural, o Universo Pessoano, em gravuras que sugerem impressões digitais, novelos embrulhados para o lado de dentro, a criação em  espiral do desdobramento infindável do EU.

o melhor do mundo são as crianças 

e é no meio dos jovens que frequentam a Escola que Pessoa vai viver em Boa Companhia.

Com o entusiasmo da LAF, o apoio e aprovação da Câmara Municipal e Direção do Agrupamento, a Obra foi colocada no pátio interior, no dia 27 de Maio de 2014. 

Santa Maria da Feira pode orgulhar-se de ter erguido dois monumentos em honra do celebrado poeta.

Queremos que a Obra represente também o amplo apoio da comunidade nesta homenagem à poesia, ao Patrono da Escola e ao imortal escritor e que seja estímulo para o trabalho dos estudantes.

Os apoios devem ser enviados para a conta com o NIB: 0079 0000 11271529102 21 

Bem hajam.